A tal da Cinomose

No post anterior relatei ter descoberto que minha filhota Mel está com uma doença chamada Cinomose. Pra quem não conhece esta doença, aí vai um resumo de pesquisas que fiz sobre o assunto!




A Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), que atinge animais como cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como bainha de mielina. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.

A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.
Sendo assim, a cinomose é considerada a maior ameaça à saúde dos cachorros depois da raiva. Apesar de ser uma doença grave, nem todos os animais infectados morrem. Estima-se que a taxa de mortalidade varie
de 25 a 75% entre os animais doentes. Assim sendo, a resposta do animal à doença parece ser um fator muito importante na sua recuperação.

Porém, apesar desse prognóstico ruim, um cachorro com cinomose precisa receber tratamento médico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o veterinário puder medicá-lo, melhores as chances de sobrevivência.

Principais sinais

  • Falta de coordenação
  • Febre
  • Apatia, 
  • Falta de apetite
  • Vômito e diarreia
  • Secreção nos olhos e nariz

Orientações gerais durante o tratamento


De que seu cachorro vai precisar: 
  • Orientação de médico veterinário
  • Água
  • Dieta leve
  • Medicamentos
  • Muito carinho e atenção de você
 Vale lembrar que o tratamento da Cinomose é sintomático, ou seja, procura diminuir a intensidade dos sintomas decorrentes da doença, enquanto o organismo do animal tenta se recuperar. Tratar dos sintomas é fundamental para diminuir o sofrimento do seu cachorro ou mesmo permitir que ele tenha forças para se recuperar. Mesmo depois de curados muitos cães podem manifestar sintomas neurológicos por toda a vida.


 Prevenção

A prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Infelizmente, no Brasil apenas 1 em cada 5 cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Porém, programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença. 


  • Os filhotes de cachorros já podem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida, mas essa indicação deve ser feita pelo médico veterinário;
  • Cachorros doentes, subnutridos ou parasitados devem ser tratados antes de receber a vacina;
  • Os cachorros devem ser revacinados uma vez ao ano contra a cinomose;
  • Consulte sempre seu veterinário. Ele é a melhor pessoa para determinar o programa de vacinação ideal para seu animal de estimação.






3 Recadinhos *-*:

  1. Olá Juliana e amiguinha Mel...
    Obrigada pela visita e por seguir meu bloguinho. Estou seguindo o seu também, achei uma graça.
    Volta sempre que puder. Será muito bem vinda sempre também.
    Ótima semana e fica com o Papai do Cèu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 com amor de minha mamais (que me ajuda a fazer este bloguinho colorido e para alegrar a todos e contar minhas estripulias... rsrsrs)...

    KIPPY

    ResponderExcluir
  2. oiiie... mel e Ju
    amei seu bloguinho... E estou muito feliz com a vitoria da mel, e estamos sempre aqui acompanhando todas as bençãos de nossa querida amiga melzinha Rsrs..Adoro ver a carinha de vocês visitando meu bloguinha AUS AUS...
    e estamos aqui sempre,e qualque duvida e só me perguntar que estarei sempre aqui para o que der e vier...

    beijo amiguinha mel e olha desejo sua melhora para que podes contar sua vitoria aqui em? moça linda... RSrs
    Melzinha,força que você vai vencer mais uma batalha..
    um beijao e gostarioa de saber JU se você tem msn? para agente conversar melhor um grande bj
    AUS AUS

    ResponderExcluir
  3. Amigas Ju e Mel...
    É um prazer mesmo ter voces em meu bloguinho.
    AMO BATER PAPINHO NO BLOG, e saber das novidades de meus amiguinhos e contar as minhas. É bom né??? Rsrsrs.

    Ah... queria te falar que voce fez amizade com minha grande amiga a Fadinha (do Postcão), ela é muuitooooo fofa e querida. E está comemorando 1000 visualizações no blog dela e está super feliz, aí ela fez uma entrevista comigo e AMA que comentem no bloguinho dela.
    Se der, vai lá e vê minha entrevista e deixa recadinho pra ela, ela tá SUPER FELIZ!
    Ela vai amar sua visita e comentários.
    Valeu amiguinha e não vamos esquecer nem voce e nem a Mel fofinha.
    Aus 1000 e Beijos 1000 de minha mamis...

    KIPPY & LILLY

    PS: http://postcao.blogspot.com/

    Este é o link da Fadinha, mas voce tem.
    Ela vai AMAR os comentários. Estou torcendo para que os amiguinhos apareçam para dar os parabéns e comentarem ela vai ficar muuuitooo feliz!
    GARANTO!! E ela merece.
    Mais beijokas e Auszokas...

    ResponderExcluir

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿